Publicidade

terça-feira, 5 de agosto de 2014 Críticas, Filmes | 21:13

“Guardiões da galáxia” é o 7×1 da Marvel no cinemão americano

Compartilhe: Twitter
Foto: divulgação

Foto: divulgação

A Marvel conseguiu de novo. Depois de fazer de um personagem semidesconhecido o grande abre alas de sua reinvenção no cinema (“Homem de ferro” em 2008), a empresa – hoje à vontade como estúdio de cinema – volta a emplacar um azarão no rol dos grandes sucessos de bilheteria. “Guardiões da Galáxia” estreou fazendo barulho e amealhando comparações entusiasmadas com “Star Wars”. Há muitas referências à saga criada por George Lucas, mas não são elas que validam as comparações e sim a qualidade notável do filme e o leque de possibilidades que ele abre para a Marvel.

Na trama, o terráqueo Peter Quill (Chris Pratt) é um saqueador (uma espécie de pirata espacial) que tenta levar o orb (uma esfera poderosíssima) para o corretor, que lhe pagaria uma boa quantia para tal. Acontece que a esfera é alvo de muitas facções intergalácticas e Quill acaba preso junto com um grupo de renegados formado por Gamora (Zoe Saldana), Drax (Dave Bautista), Groot (dublado por Vin Diesel) e Rocket (dublado por um indecifrável Bradley Cooper). E é aí que a aventura começa!

O grande barato de “Guardiões da galáxia” é sua engenharia de produção. Não se trata de um filmaço, mas de um filme que dificilmente desagradará alguém; e que agradará muita gente como atestam as bilheterias e as convulsões nas redes sociais. Para chegar a esse feliz denominador comum, a Marvel apostou na combinação de humor e ação que tão bem serviu ao primeiro “Homem de ferro” e confiou ao satírico James Gunn (responsável pelo roteiro de “Madrugada dos mortos” e pela direção de “Seres rastejantes”) o controle, ainda que parcial, da empreitada.

Gunn acerta a mão no ritmo, afinal de contas, ele sabe que a experiência de se assistir “Guardiões da galáxia” vale mais do que o filme em si. E é com isso em mente que ele entrega um filme que não se leva a sério, mas que leva o 3D muito a sério. Os efeitos especiais arrasadores ajudam a temperar essa produção com espírito assumidamente B em um dos pontos altos da temporada pipoca do cinema. Da concepção visual de Rocket à piada interna e sempre eficiente com o monotemático Groot, “Guardiões da galáxia” vai se revelando um celeiro de gags como uma improvável e engraçadíssima sobre esperma!

Uma trilha sonora afiada, a reverência aos anos 80 e um protagonista em estado de graça (Chris Pratt, acredite, fará por merecer a alcunha de “senhor das estrelas” em muito breve) ajudam a consolidar o filme como a grande sensação da temporada.

Para recuperar as metáforas futebolísticas, a Marvel vinha ganhando, mas “Guardiões da galáxia”, no tom, no timing, na estampa e na experiência cinematográfica que propõe, é o 7 x 1 que precisava para mostrar quem manda no futebol de Hollywood atualmente.

Autor: Tags: , , , ,

18 comentários | Comentar

  1. 68 roberta 01/08/2016 11:17

    Adoro os guardiões da galáxia !!!!!!! O elenco de primeira e além dos efeitos especias a trilha sonora realmente despença comentários pois ´`e um filme fabuloso! Aqui em minha casa o filme se passa muitas vezes pois eu e meus filhos e meu esposo amamos a história! A Marvel e George Lucas mais uma vez estão de PARABÈNS!!!!!!!! Amo ficção científica! AMO OS GUARDIOES DA GALAXIA! parabéns a todos! Atores direção figurinos em fim!!!!!! Òtimos!!!

    Responder
  2. 67 Marcia 17/08/2014 11:42

    Eu já não sei mais nada… Vi o filme Guardiões, li as críticas e por favor… Eu esperava mais da Marvel. Achei o enredo um tanto pobre, as piadas sem graça… Para mim o que salva são as músicas, o guaxinim e vamos combinar é claro GROOT.

    Responder
  3. 66 marcia 17/08/2014 11:20

    Eu já nem sei mais nada… vi o filme, li as críticas e não batem com minha opinião. Eu esperava mais desse filme da Marvel. Para mim, o enredo é devagar, o diálogo um tanto pobre, as piadas são sem graça… Os destaques desse FILMÃO são sem dúvida o guaxinim e a árvore humanoide.

    Responder
  4. 65 Emerson 09/08/2014 19:03

    Pelo amor de Deus!!! O filme é muito ruim! Não chega a 10% de Homem de Ferro ou Vingadores. O enredo é fraco, as referências ao Star Wars são bizarras e os efeitos especiais são absolutamente comuns. Parece até aqueles filmes da “Sessão das 10” ou do “Cinema em Casa” que passavam no SBT! 7 a 1? Só se for contra!! kkkkkk

    Responder
  5. 64 Montenegro 06/08/2014 8:58

    Caros comentaristas,

    Quando aprendi a ler comecei com as publicações da Disney: Pato Donald, Mickey e Tio Patinhas e com o andar da carruagem Mandrake, Fantasma, Superhomem, Batman, etc..e com direito a segunda história dos quadrinhos: Quarteto Fantástico, The Flash, Homem Aranha, Solar, Aquaman, Thor, Homem de Ferro e outros e com essas leituras reforcei meu aprendizado. Não leio mais revistas em quadrinhos e hoje os heróis de segunda história, na época, são os heróis dos cinemas na atualidade e aguardem pois a Marvel tem um exercito de heróis legais para surgirem no cinema, aguardem!

    Responder
  6. 63 Valnei 06/08/2014 8:55

    Assisti o Planeta dos Macacos – O Confronto neste fim de semana. Fiquei em dúvida se assistia o Guardião das Galáxias mas agora vou assistir pra conferir se é bom mesmo. Mas dizer que Home de Ferro é semidesconhecido não dá pra engolir.

    Responder
    • Levi 10/08/2014 18:13

      Na época que ele foi lançado era sim semidesconhecido
      a não ser que vc seja um nerd old school duvido que saiba que era ele
      a verdade e o filme mais loko da marvel dos últimos anos
      com A PIADA de esperma mais hilaria do cinema kkkkkkk

      Responder
  7. 62 Lima 06/08/2014 8:47

    Para cara “Não se trata de um filmaço”, o filme é muito bom sim talvez você nao tenha prestado bem atenção no filme e não tem conhecimento na historia do HQ deles.

    Responder
  8. 61 Gilmar 06/08/2014 8:23

    Foi mal !!! Eu acho que o autor queria dizer : ” UM PERSONAGEM SEMI-ESQUECIDO”, ai sim!!!

    Responder
  9. 60 Guga 06/08/2014 7:57

    Realmente pecou em afirmar que o Iron Man é um personagem semi desconhecido kkkk Mas em se tratando do filme Guardioes da Galaxia eu li uma critica fiel ao que assisti e senti no cinema.. o filme é MUITO LEGAL mas não é aquele filme q fica na mente pra sempre.. que vc nao quer que acabe.. é apenas legal.

    Responder
    • Renan 06/08/2014 21:45

      Eu discordo, muito melhor que os Vingadores e vai marcar….

      Responder
  10. 59 jota 06/08/2014 7:42

    Homem de ferro desconhecido do autor desse artigo. No universo marvel o homem de ferro está entre os dez mais importantes heroes. Vai ler mais gibi seu estagiário !!!

    Responder
  11. 58 Renê de Paula 05/08/2014 23:53

    Homem de Ferro personagem semi-desconhecido??? De que post do Facebuqui você tirou isto meu caro?

    Responder
  12. 57 leandro 05/08/2014 23:31

    O desenrolar desse texto, produzido por esse crítico(Reinaldo), a mim parece ser mais um marketing camuflado do que uma opinião isenta,todavia fica inegável o esforço do autor em promover o filme assim sendo, em respeito ao elaborado texto, irei conferir mais esse prodígio da Marvel.

    Responder
  13. 56 celio 05/08/2014 22:51

    Gostei do filme muito bom…sou fã da marvel

    Responder
  14. 55 marcelo alves 05/08/2014 22:39

    Homem de ferro é um personagem clássico da Marvel, super importante na história dos Vingadores e no universo Marvel, considerá-lo semi-desconhecido demostra que jornalista em questão esqueceu de pesquisar a respeito do que escreveu.

    Responder
  15. 54 Flavio 05/08/2014 22:14

    Uma matéria que começa com “Depois de fazer de um personagem semidesconhecido o grande abre alas de sua reinvenção no cinema (“Homem de ferro” em 2008)…” não pode ser levada a sério. Sem mais.

    Responder
  16. 53 welerson 05/08/2014 21:57

    ”Personagem semidesconhecido”???? O homem de ferro???? Semidesconhecido e vc Reinaldo Glioche…alias em vc eu numca ouvi falar kkkkk sem ressentimento…..

    Responder
  17. 52 Kamila Azevedo 05/08/2014 21:57

    O trailer de “Guardiões da Galáxia” já era mega divertido. Que bom que o filme mantém o padrão. Tenho lido muita coisa boa sobre essa obra, que espero assistir neste final de semana!

    Responder
  18. 51 Nilço Mauro 05/08/2014 21:23

    “Depois de fazer de um personagem semidesconhecido o grande abre alas de sua reinvenção no cinema (“Homem de ferro” em 2008″…
    Poxa dizer que o Homem de ferro é semidesconhecido só demonstra falta de conhecimento da mitologia Marvel…

    Responder
    • O Justiceiro 05/08/2014 22:33

      Eu acho que ele só quis dizer que o Homem de Ferro era bem mais conhecido no universo das HQ`s, ou seja, ente os fãs, nerds, geeks e outros grupos isolados, não entre os leigos. Que não era tão famoso como Superman, Batman, Homem Aranha ou Hulk.

      Responder
    • Dejair 05/08/2014 21:48

      Do grande público sim! Só os leitores de quadrinhos que conheciam.

      Responder
  1. ver todos os comentários
 

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

* Campos obrigatórios


 

Responder comentário


* Campos obrigatórios