Publicidade

quinta-feira, 6 de novembro de 2014 Filmes, Listas | 17:16

Cinco filmes para assistir antes de “Interestelar”

Compartilhe: Twitter

Chegou nesta quinta-feira aos cinemas brasileiros, um dos filmes mais aguardados do ano. Mas antes de sair de casa para se impressionar com “Interestelar”, o espectador pode fazer um intensivão em ficção científica e assistir cinco filmes essenciais para uma melhor compreensão do novo e ambicioso projeto de Christopher Nolan.

 

“2001 – uma odisseia no espaço” (EUA, 1968)

Fotos: divulgação

Fotos: divulgação

Considerado por muitos como um dos melhores filmes de todos os tempos e por muitos outros a maior ficção científica da história. O próprio Nolan já admitiu ser a obra-prima de Kubrick uma referência vívida em “Interestelar”. A trama remete a uma viagem espacial a Júpiter para investigar um misterioso e enigmático monolito que está interferindo na órbita terrestre. Durante a viagem, o computador Hal 9000 sofre uma pane e começa a eliminar os tripulantes.

“Interestelar” reaproveita muitas das ideias ensejadas por “2001”, além de resgatar o espírito filosófico do filme de Stanley Kubrick.

 “A origem” (EUA, 2010)

A origem (11)

Até a chegada de “Interestelar”, essa ficção científica cascuda sobre sonhos e o poder transformador de uma ideia carregava o status de ser o filme mais ambicioso de Nolan.  Leonardo DiCaprio faz um especialista em roubar segredos do inconsciente durante o sono. Mas ele é contratado para implantar uma ideia, algo muito mais perigoso e minucioso. Rever o filme, ou assisti-lo pela primeira vez, é aconselhável para se familiarizar com a metodologia narrativa empregada por Nolan em filmes com uma carga teórica mais densa.

“Prometheus” (EUA, 2012)

Prometheus

Em 2089, dois cientistas reúnem indícios suficientes para justificar a um milionário à beira da morte uma viagem interestelar para investigar as possíveis origens da vida na Terra. Nesta prequela de “Alien- o oitavo passageiro” (1979) conduzida pelo mesmo Ridley Scott que levou o medo em estado bruto para o espaço, há muitas potencialidades narrativas jamais preenchidas, mas o aspecto visual é impressionante e há questões presentes em “Prometheus” que são aventadas no novo filme de Nolan.

“Contato” (EUA, 1997)

Contato

Assim como no mais recente filme de Nolan, nesta ficção científica portentosa de Robert Zemeckis, há fortes vestígios de feminilidade na narrativa. Além dessa característica, há a presença de Matthew McConaughey. Assim como em 1997,  o ator agora é alvo de grande boa vontade da crítica. Em 1997, ele vinha do sucesso “Tempo de matar” e se experimentava na ficção científica. Em 2014, “Interestelar” coroa a boa fase de McConaughey em um filme de franca ambição comercial após colher vários elogios da crítica.

Outra coincidência é a presença do físico Kip Thorne como consultor. Thorne atuou na função para a produção de “Contato” e reprisou o papel em “Interestelar”, filme que assim como o de 1997 vai além da Teoria da Relatividade.

 “Gravidade” (EUA, 2013)

Gravidade

Ok, você deve ter visto este filme recentemente. Afinal, a fita do mexicano Alfonso Cuarón foi uma das grandes sensações do ano passado nos cinemas do mundo todo. Mas a revisão se faz necessária para confrontar, não só os aspectos técnicos de ambos os filmes, mas as distintas visões e narrativas perpetradas por Nolan e Cuarón. Nolan, agudo, propõe o fim da humanidade, enquanto Cuarón versa sobre o risco iminente de morte de uma única pessoa. Enquanto o mexicano investe na simplicidade narrativa, o homem que revitalizou Batman no cinema aposta no complexo e hermético.

Autor: Tags: , , , , , ,

9 comentários | Comentar

  1. 59 Monday 30/01/2016 14:30

    Já assisti todos, affff

    Responder
  2. 58 Geneuronios 08/11/2014 22:48

    Como assisto Blu-ray em casa com projetor Full HD em uma tela de 130 “, raramente vou ao cinema. Mas como é filme do Nolan fui assistir hoje. É o primeiro filme que assisto com projeção digital, mas fiquei DECEPCIONADO com a qualidade de imagem ! Parecia a imagem de um DVD de boa qualidade, apenas. E o cinema é da rede do Cinépolis.

    Responder
  3. 57 norberto 07/11/2014 9:36

    Faltou incluir “Os Eleitos”, que aliás, os atores do filme assistiram antes de começarem as filmagens.

    Responder
  4. 56 glenio couto da silva 06/11/2014 23:28

    Prometheus pra começar fala sobre a origem das criaturas que aparecem em Alien, e é um grande filme. Agora…o que A Origem tem haver com esse tipo de filmes?

    Responder
  5. 55 José Maurício Ferreira dosSantos 06/11/2014 22:46

    2001, uma odisseia no espaço, com aquele macaco bobo, contato,a origem, prometheus, o último gravidade com Sandra Bullock e George Cloney, dois ótimos atores mas para uns papéis tão bobinhos. Bons tempos de JORNADA NAS ESTRELAS(seriado) com capitão da interprise e seu fiel
    1º oficial Sr. SPOCK. ou se preferirem a Trilogia GUERRA NAS ESTRELAS.

    Responder
    • Marcus 07/11/2014 15:47

      José Maurício, tu me desculpe, mas reduzir o maior filme de ficção, até hoje, 2001, a um macaco bobo, é um atestado de imaturidade. As questões colocadas em 2001 transcedem a uma história de aventura de ficcão, são muito mais profundas. Tem que ter maturidade e perspicácia para perceber.

      Responder
  6. 54 Marcelo 06/11/2014 22:31

    Prometheus é muito legal por causa de… Prometheus! Achei a concepção da nave muito legal, e apenas isso. Planeta Vermelho, Lunar, até mesmo Sunshine ou algum dos “Alien” vale mais que Prometheus

    Responder
  7. 53 andre 06/11/2014 21:15

    Prometeus um filme muito ruim, os outros são assistíveis…..

    Responder
    • Danile 06/11/2014 22:45

      2001 é o maior filme de ficção de todos os tempos e um dos maiores filmes da história do cinema. A abordagem sobre o surgimento da consciência e inteligência humanas e a criação de uma nova consciência cibernética pelo homem, traduzida no computador HAL9000, aliada a beleza plástica do filme são épicos.

      Responder
      • joão merege 06/11/2014 23:06

        Respondeu tudo….esse é um verdadeiro apreciador de ficção científica…Simplesmente foi a maior aventura vivida pelo homem, numa ficção cientifica, feita para o cinema, os cuidados foram extremos….Até hoje assisto a esse filme e não me canso de vê-lo…Parabéns aos idealizadores

        Responder
    • SODOMA 06/11/2014 22:35

      Ruim é seu comentário. Prometheus foi um dos melhores filmes de ficção já feito. E olha que eu sou enjoado pra assistir filme assim. Já vi de tudo … Esse filme é Soda!

      Responder
    • carlos 06/11/2014 22:08

      Sem noção… 2001, Contato, Origem e Gravidade assistíveis?
      vai assistir Crepusculo, vai.

      Responder
  8. 52 jose soare mesquita 06/11/2014 19:28

    gostaria de fazer parte do filme mesmo como figurante. convida eu.

    Responder
  9. 51 roberto 06/11/2014 19:16

    esqueceu do filme lunar

    Responder
  1. ver todos os comentários
 

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

* Campos obrigatórios


 

Responder comentário


* Campos obrigatórios