Publicidade

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015 Bastidores, Listas | 12:50

Dez curiosidades sobre a lista dos indicados ao Oscar 2015

Compartilhe: Twitter

1 – As acusações de racismo e misoginia estão à esquina. Não há nenhum negro entre os 20 indicados nas categorias de atuação. Assim como não há nenhuma mulher indicada nas categorias de direção e roteiro. Isso em um ano em que haviam concorrentes badaladas como Angelina Jolie (“Invencível”) e Ava Duvernay (“Selma”), entre diretores, e Gillian Flynn (“Garota exemplar”) entre as roteiristas

2 – Meryl Streep ampliou o próprio recorde e chegou a sua 19ª indicação ao Oscar pelo papel de bruxa má em “Caminhos da floresta”.  É também sua sexta indicação em oito anos. Assim como Bradley Cooper, ela também concorreu ao prêmio em 2014

Meryl Streep em "Caminhos da floresta": ampliando um recorde já considerado inalcançável

Meryl Streep em “Caminhos da floresta”: ampliando um recorde já considerado inalcançável

3 – A primeira vez que Robert Duvall, de 84 anos, foi indicado ao Oscar foi em 1973 por “O poderoso chefão”, trata-se da maior distância entre a primeira e a mais recente indicação entre todos os concorrentes do ano. Além disso, se Duvall vencer pelo papel de coadjuvante em “O juiz” se sagrará o ator mais velho a ganhar um Oscar competitivo, superando Christopher Plummer que venceu na mesma categoria aos 82 anos por “Toda forma de amor”

4 – Não há nenhum filme na disputa do chamado big Five, os cinco principais prêmios (filme, direção, atriz, ator e roteiro). A produção que chegou mais perto disso foi “A teoria de tudo”, mas o diretor James Marsh não emplacou entre os diretores

5- Nove dos 20 atores indicados estão concorrendo ao Oscar pela primeira vez. A categoria com mais debutantes é a de ator, com as estreias de Steve Carell, Michael Keaton, Benedict Cumberbatch e Eddie Redmayne. Trata-se, também, da única categoria em que nenhum concorrente é vencedor prévio do Oscar.

6- Morten Tyldum, de “O jogo da imitação” é o primeiro diretor norueguês indicado ao Oscar da categoria

7 – O compositor francês Alexandre Desplat concorre duplamente ao Oscar pelas composições das trilhas originais dos filmes “O jogo da imitação” e “O grande hotel Budapeste”. É o terceiro ano consecutivo em que concorre e vai ser difícil não ganhar desta vez.  Já foram seis indicações e nenhuma vitória

8 – Quatro dos concorrentes a melhor filme são histórias originais para cinema (“Birdman”, Boyhood” , “O Grande hotel Budapeste” e “Selma”)

9 – Laura Dern (“Livre”) não era indicada ao Oscar desde 1992, quando concorreu a melhor atriz por “As noites de Rose”. No ano passado, seu pai, Bruce Dern, que também não era indicado ao Oscar por quase 30 anos, concorreu ao prêmio por “Nebraska”

Laura Dern e seu pai, Bruce: o Oscar como assunto de família  (Fotos: divulgação e Getty)

Laura Dern e seu pai, Bruce: o Oscar como assunto de família
(Fotos: divulgação e Getty)

10 – Dos 20 atores indicados, seis não são americanos: Marion Cottilard (França), Rosamund Pike (Inglaterra), Felicity Jones (Inglaterra), Keira Knightley (Inglaterra), Eddie Redmayne (Inglaerra) e Benedict Cumberbatch (Inglaterra)

Autor: Tags: , ,

1 comentário | Comentar

  1. 51 André 15/01/2015 13:56

    Sinceramente, achei que o filme Guardiões da Galáxia deveria ter mais indicações técnicas ao Oscar, do que as duas que recebeu. Principalmente em Direção de Arte (Designer de Produção), Fotografia e Trilha Sonora.

    Responder
 

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

* Campos obrigatórios


 

Responder comentário


* Campos obrigatórios