Publicidade

terça-feira, 3 de março de 2015 Curiosidades, Filmes | 22:43

Vídeo reforça tese de que “Birdman” é uma cópia de “Cisne negro”. Será mesmo?

Compartilhe: Twitter
Montagem sobre reprodução

Montagem sobre reprodução

O crítico Inácio Araújo foi o primeiro a aventar a semelhança entre “Birdman” e “Cisne negro”. O Cineclube, bem antes da estreia de “Birdman”, já havia notado forte parentesco entre o grande vencedor do Oscar 2015 e outro filme do cineasta Darren Aronofsky. O filme em questão, “O lutador” (2008), predecessor de “Cisne negro”, a exemplo de “Birdman” para Iñarritu, devolveu ao cineasta americano o prestígio junto à crítica e reconfigurou seu cinema.

A comparação entre “Birdman” e “Cisne negro”, no entanto, ganhou musculatura e até mesmo um vídeo imbuído do objetivo de ressaltar as semelhanças entre os filmes. Similaridades estas, que na ótica de Miguel Branco (responsável pela edição do vídeo), se bifurcam tanto na narrativa como na estética. Ele advoga que até mesmo alguns símbolos usados por Aronofsky no filme ambientado na mundo do balé são replicados por Iñárritu em “Birdman”.

É preciso reconhecer que na elaboração visual os filmes são mesmo compatíveis, mas os desfechos de um e outro, como preconizado pela coluna, remetem a “O lutador”.  Além, é claro, do mote de um renegado em busca de relevância e da metalinguagem fluída entre personagem e protagonista, verificada tanto em Michael Keaton  (“Birdman”) como em Mickey Rourke (“O lutador”).

Assista ao vídeo abaixo e tire suas próprias conclusões:

Autor: Tags: , , ,

2 comentários | Comentar

  1. 52 romualdo 03/03/2015 23:38

    Antes de assistir Birdman, eu havia assistido O homem duplicado, baseado no romance do escritor português José Saramago.
    Assim que assisti Birdman, achei certas semelhanças no personagem central de ambos os filmes pois, há um ser/personagem surreal, que nos deixa sem saber em dúvida entendemos mesmo o final do filme ou não.

    Responder
  2. 51 chuck Norris 03/03/2015 23:04

    É claro que existem semelhanças, mas a forma com que esse vídeo foi feita foi bastante leviana…como que para dizer que houve um plágio ou coisa parecida. Os dois filmes são ótimos, mas colocar em paralelo momentos genéricos onde eles andam na rua, entram no palco, conversam com amigos ou acordam, isso é demais…vou dormir.

    Responder
  1. ver todos os comentários
 

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

* Campos obrigatórios


 

Responder comentário


* Campos obrigatórios