Publicidade

sexta-feira, 8 de maio de 2015 Análises | 17:12

A Viúva negra é mesmo vadia ou estamos diante de um caso de sexismo industrial?

Compartilhe: Twitter

Os atores Chris Evans e Jeremy Renner se viram no epicentro de uma polêmica furtiva. Em uma entrevista chamaram a personagem Viúva Negra de vadia por ela flertar com diversos personagens do grupo de super-heróis vingadores. A rejeição à piada causou algum espanto neles. Os atores se desculparam, mas Jeremy Renner voltou à carga em um talk show americano ao afirmar que “se você dormisse com quatro vingadores, também seria uma vadia”. Ao reforçar sua crença no estigma, e na piada, Renner fez mais do que passar recibo de machista – misógino para os mais sensíveis. Ele escancarou a falta de tato dos estúdios, em geral, e da Marvel, em particular, na condução de personagens femininas em “filmes de menino”.

iG On: Atores de “Vingadores” são criticados por chamar Viúva Negra de “vadia”

Há, notavelmente, resistência por parte dos grandes estúdios hollywoodianos em investir em heroínas, e-mails vazados da Sony no ano passado cutucaram este elefante na sala, mas há números que desafiam essa letargia. A franquia teen mais bem sucedida da atualidade, “Jogos vorazes” é encabeçada por uma heroína, a Katniss Everdeen vivida por Jennifer Lawrence. A segunda franquia teen mais bem sucedida da atualidade, “Divergente”, também é estrelada por uma atriz, Shailene Woodley. Entre as vinte maiores bilheterias de 2014, o único filme totalmente original, isto é, que não era refilmagem, sequência ou adaptação de outra mídia, foi “Lucy”, filme de ação, vejam vocês, estrelado pela mesma Scarlett Johansson que dá vida à Viúva Negra.

O sexismo além da piada: Cerco à Viúva Negra não é dos atores, mas da Marvel que ainda não tem um projeto para a personagem  (foto: divulgação)

O sexismo além da piada: Cerco à Viúva Negra não é dos atores, mas da Marvel que ainda não tem um
projeto para a personagem
(foto: divulgação)

Percepções de mercado à parte, a Viúva Negra é um exemplo de como as personagens femininas da Marvel funcionam no cinema, pelo menos até o momento, como tampão. A primeira aparição da personagem foi em “Homem de ferro 2”, quando surgiu para dar viço a um jogo de flertes com Tony Stark. Era uma provocação da Marvel que, àquela altura, já alinhava seu projeto Vingadores. Depois a Viúva surgiu mais próxima do Gavião Arqueiro no primeiro “Vingadores”, já que desfrutava da mortalidade deste em um grupo de seres superpoderosos. No segundo “Capitão América”, ela flerta descompromissadamente com Steve Rogers. Finalmente, em “A era de Ultron” surge interessada em Bruce Banner (Mark Ruffalo). Onde Renner viu, para desespero das feministas, margem para vadiagem, é possível enxergar a total falta de ambição da Marvel para com a personagem. A Viúva Negra está ali apenas para complementar a história dos outros. Além de dar alguns pontapés.

Não há a menor preocupação em construir a personagem. Não nos termos que os produtores da Marvel externam com Thor, Tony Stark, etc. Passa por aí o fato de um filme solo da personagem não figurar no rol de prioridades da Marvel. A Viúva Negra é hoje a única personagem feminina de destaque no Universo Marvel. Panorama que deve mudar com o filme da Capitã Marvel e as novas séries da parceria com a Netflix. De qualquer forma, esse novo cenário, ainda distante, não alterará o fato de que o machismo de Renner e Evans foi deflagrado pelo sexismo industrializado encampado pela Marvel. Um mal muito mais nefasto em seu aspecto crônico e silencioso que passou ao largo da ampla visibilidade que o caso ganhou na mídia.

* A coluna entra em férias e volta reenergizada no começo de junho

Autor: Tags: , , , ,

14 comentários | Comentar

  1. 64 Zhirkov 09/05/2015 11:40

    O universo masculino, desse mais tradicional e conservador, é ridículo. Mulher é vadia se sai com muitos homens, mas se vc é um desses homens e é beneficiado, ok. Viva o discurso hipócrita do “mulher pra transar e pra casar”. Homem é obrigado a “comer” todas, mesmo as “vadias”. Caso contrário, ele é “gay” ou “virgem”. Triste!
    Sobre a Viúva Negra, não sei. Será que na Marvel (HQs) há um personagem feminino tão expressivo e popular como a Mulher Maravilha na DC? E ficando no tema, mas mudando o assunto: sempre achei forçação criarem versões femininas de personagens masculinos consolidados (Supergirl, Batgirl, Mulher-Hulk, Spiderwoman) só pra agradar um tipo de mercado (os leitores onanistas), sem se preocupar em criar personagens originais e independentes. Isso, de certa forma, acaba também sendo machista.
    E acho que nerd, em geral, é machista. Pq o mundo deles é essencialmente de consumo. Nunca vi nessa cultura uma doutrinação (os reaças adoram essa palavra) em prol dos direitos humanos. Pq super-herói salvar cidadão comum do perigo é muito banal e superficial. Precisa ser algo engajado, em prol da cidadania.

    Responder
  2. 63 Ana Paula 09/05/2015 10:31

    Reinaldo, o pessoal parece nao estar entendendo em que reside a problematica dos comentarios machistas e da Marvel…

    Responder
  3. 62 Junior 09/05/2015 7:24

    Pura babozeira feminista. Até onde isso ira chegar? As pessoas vão ao cinema assistir aos heróis e ela está ali para dar um toque feminino, somente isso. E melhor essas feministas se preocuparem com roupas e beleza ou terem a capacidade de criar uma heroína mais interessante.

    Responder
  4. 61 Christian 09/05/2015 3:51

    Bem….Lanterna Verde…..é DC!

    Responder
  5. 60 Angelica 08/05/2015 22:21

    Concordo com Kleberson. Outra, pela fala dela em Vingadores 2, da a entender que o chefe da Shield já sabia da possibilidade de envolvimento entre os dois…e o homem de ferro da a entender que eles já tem um relacionamento sexual…quando em V2,pergunta onde os dois estavam e se não estavam brincando de “esconder o pepino”…se referindo ao órgão genital do Hulk…impagável

    Responder
  6. 59 Kamila Azevedo 08/05/2015 21:12

    Boas férias, Reinaldo! E até a volta!!!

    Responder
  7. 58 Ceci 08/05/2015 20:45

    Meu, deixa ela paquerar quem ela quiser… é livre e desempedida… Se nao gosta nao assista. Nao enxergo ela tratada com descaso, pelo contrario: ela é uma simples mortal ( mto ninja, mas mortal) que está entre super heróis. Ela é somente muito bem treinada

    Responder
  8. 57 Renato 08/05/2015 19:42

    Pras meninas existe Frozen, Bela adormecida, Rapunzel…. Pô que papinho chato dessas feministas…

    Super-herói sempre foi coisa de meninos, quem são os que compram gibi?

    Minha namorada só me deixa assistir romance e comédia romantica, para assistir ficção ou fantasia, tenho que assistir sempre sozinho… Com muita briga as vezes consigo levar ela pro cinema para assistir um velozes e furiosos, triplo xxx, etc…

    Daqui a pouco vão querer mudar o roteiro do game of thrones também…

    Responder
    • maria 04/06/2015 18:16

      so porque agente nao tem um pau entre as pernas nao significa q a gente nao pode gostar de gibi tambem

      Responder
    • Jane 09/05/2015 0:36

      Ah Renato, fala sério! Em que Mundo e em que século você está?!!
      Comentário bem nazistinha o seu!
      Então vamos separar seres humanos em guetos, meninos de um lado, meninas do outro. Comentário sem noção o seu!
      Seria a mesma coisa que vc dissesse que música clássica é pra brancos e pagode é pra negros. Se vc acha grave minha comparação, vc fez o equivalente com a sua!
      Não há NADA de errado em meninas gostarem de: Bela Adormecida, Rapunzel e Frozen(que aliás seguindo seu raciocínio, apesar de ser Animação, são duas protagonistas fortes, e uma delas
      a romântica abre mão de seu amor por um homem pelo amor da irmã, história atípica pra meninas).
      Super herói é pra homem e também é pra mulher e não adianta pessoas como vc virem de mimimi, porque o choro é livre!
      Se sua namorada só vê filmes românticos e comédias românticas, existem mulheres que curtem esse gênero e não tem nada de errado e existem mulheres que preferem filme de ação, policial, ficção, fantasia, suspense e terror(o meu caso).
      E assisto de boa com meu namorado, nós dois gostamos dos mesmos filmes e não tem nada de errado nisso.
      Eu e várias moças, meninas e mulheres COMPRAMOS gibis(meus prediletos são do Justiceiro, Guardiões da Galáxia, etc).
      Se vc tem que assitir filmes de ficção e fantasia sozinho, que pena, mas muitos caras tem namoradas que TAMBÉM gostam destes gêneros.
      Seu papinho de machista querendo regrar o gosto das mulheres, já era.

      Responder
  9. 56 Marlucia 08/05/2015 19:12

    Sim!!! Qual a novidade pq no desenho animado a mulher gavião e casada e tem um caso amoroso com o lanterna verde .isso e marvel.

    Responder
    • smi 08/05/2015 20:42

      sim, MULHER GAVIÃO e LANTERNA VERDE fazendo coisas na MARVEL.

      Responder
    • ComicNerd 08/05/2015 19:57

      Sim, isso acontece muito nos quadrinhos, desenhos e filmes. Mas apenas corrigindo… Mulher-Gavião e Lanterna Verde são da DC Comics e não da Marvel… Apesar de todos serem heróis, são de empresas diferentes e vivem em universos separados. DC = Super-Homem, Batman, Mulher-Maravilha, Liga da Justiça… Marvel = Homem-Aranha, Vingadores, X-Men… Just saying…

      Responder
  10. 55 Kleberson 08/05/2015 18:27

    Pra quem não conhece a personagem (o que parece ser o caso do redator desse texto) Ela é uma ESPIÃ russa nos quadrinhos, típica femme fatale. Em HF 2 ela não flerta com Tony Stark, inclusive ela resiste às insistentes investidas dele. Em Vingadores 2 é explicada a relação íntima dela com o Gavião, ela inclusive conhece e é amiga da esposa dele. Ela flerta com o Capitão América como num jogo, e fica o tempo todo empurrando opções de par romântico pra ele. Com o Hulk sim o negócio é mais sério. Só enxerga essas coisas quem quer. Quem já leu da heroína nos quadrinhos sabe que ela nunca foi uma personagem forte pra sustentar um filme ou até mesmo uma série regular nas HQs (talvez com o apelo de Scarlett). Se lerem o arco dela nos Supremos (Os vingadores do universo Ultimate) Verão que a personagem é mesmo uma vadia, repito A PERSONAGEM. Então, se é uma característica típica de uma personagem que já tem 50 anos (criada em 1964), qual é o espanto de ser retratada assim no cinema?

    Responder
    • Miriam 08/05/2015 20:50

      resumiu muito bem Kleberson, muitas pessoas sequer leram os quadrinhos e querem bancar os “entendedores”. Nas HQs é tudo muito mais elaborado e complexo .

      Responder
    • alcir 08/05/2015 20:13

      Acho que, como espiã, tem que usar todas as armas possíveis, e uma delas é a sedução. Outra é a aparente fragilidade de um corpo pequeno para ser considerado “inocente”. Usando ambas, ela engana os homens maus. E os bons também!
      Quem sabe o futuro dela não seja parecido com a “Jean Grey” dos X-man ou com a mulher-gavião?
      Se James Bond pode “beijar” todo mundo (inclusive homens, como elemesmo diz em “Skyfall”) e ainda ser herói, porque ela não pode?!?

      Responder
    • Jamilton 08/05/2015 19:29

      Olá Kleberson, pode me dizer onde, na internet, eu posso ler/assistir essa serie “Supremos”? Gostaria de acompanhar mais/melhor e aprender mais coisas sobre os Vingadores, Obrigado pela atençao.

      ^^ o/

      Responder
  11. 54 junior 08/05/2015 18:12

    E muito linda e merece estar entre os vingadores
    pela beleza e carisma que tem …
    o resto e consequência parabéns Marvel pre viúva negra linda!

    Responder
  12. 53 Erick 08/05/2015 18:10

    Galera,

    Na boa ela é uma espiã, usa a beleza o charme e os dotes femininos para isso, e tudo foi uma grande piada…fala sério…bando de fanáticos… não sabem diferenciar a vida da arte?

    Responder
  13. 52 cleide 08/05/2015 17:58

    kkkkk isso sim é que é heroína…dormir com o Hulk kkkkkk chorei de rir e morri de medo em idealizar este comentário kkkkk.

    Responder
  14. 51 paulo 08/05/2015 17:22

    Quero ver ela dormir com o Hulk…..kkkkk

    Responder
  1. ver todos os comentários
 

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

* Campos obrigatórios


 

Responder comentário


* Campos obrigatórios