Publicidade

terça-feira, 17 de maio de 2016 Filmes, Notícias | 19:30

Brasileiro “Aquarius” é festejado pela crítica e Sonia Braga desponta como favorita entre as atrizes

Compartilhe: Twitter
Cena do filme "Aquarius" (Foto: divulgação)

Cena do filme “Aquarius”
(Foto: divulgação)

Exibido nesta terça-feira (17) em Cannes, o novo filme de Kleber Mendonça Filho, “Aquarius”, foi muito bem recebido pela imprensa internacional que já aponta a brasileira Sonia Braga como favorita a Palma de Ouro de melhor atriz.

A recepção entusiasmada ao filme brasileiro fez com que críticos presentes em Cannes apostassem na produção brasileira para figurar no rol dos premiados no festival deste ano.

“Braga foi presenteada com um papel denso e multifacetado, e ela mergulha nele com maestria brilhante, leonina, investindo no personagem com uma dignidade duramente conquistada”, observa o britânico The Telegraph. Que assinala, ainda, que o filme “desperta a vontade de se mudar para o Brasil”.

“Uma nova e importante voz a emergir do cinema brasileiro”, sacramentou a Variety sobre Mendonça Filho que “domina os espaços em cena e é um mestre no trabalho com sons”.

Leia mais: Presença do Brasil em Cannes, com “Aquarius”, reflete edição forte e equilibrada

iG Gente:Sonia Braga e artistas protestam contra impeachment de Dilma em Cannes: “Golpe”

“’Aquarius’ é um estudo de personagem, bem como uma reflexão perspicaz sobre a transitoriedade desnecessária de lugares da forma como os espaços físicos refletem na nossa sociedade”, escreveu o crítico da Variety. Já o The Hollywood Reporter observa que o filme “funciona melhor” do que “O Som ao Redor” ao fiar-se em sua protagonista e se mostrar mais “versátil”.

Para o inglês Guardian, o filme é um retrato do Brasil abordando temas como nepotismo, corrupção e cinismo. Como se pode observar há muito entusiasmo na crítica internacional com o novo tento cinematográfico do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho. O site americano The Wrap  define o filme como “revigorante” e crava o prêmio de melhor atriz para Sonia Braga. “Uma estrela que parece pronta para o festival de Cannes”.

Aos 65 anos, a atriz vive uma jornalista e crítica de música aposentada que vive sozinha em um edifício antigo de frente para a praia de Boa Viagem, no Recife. Alvo constante da especulação imobiliária, ela se recusa a vender seu apartamento, sofrendo pressões da construtora e dos próprios vizinhos.

Autor: Tags: , , ,

7 comentários | Comentar

  1. 57 Acidentalmente partidarizado, “Aquarius” se projeta em meio a impeachment | O Pioneiro 30/08/2016 9:03

    […] para 2016. ?Aquarius?, que debutou no festival de Cinema de Cannes e chamou atenção no Brasil e no mundo pelo protesto contra o governo interino e à deposição, […]

    Responder
  2. 56 Valter 18/05/2016 7:17

    Na verdade Sonia Braga, se não tiver mais dinheiro para pagar seu altíssimo salário nos poucos filmes nacionais em que tem atuado ou se não tiver dinheiro publico para financiar mais filmes de seu diretor é porque o pais está quebrado.E procure se informar porque está quebrado…

    Responder
  3. 55 Valter 18/05/2016 7:13

    Respeito as opiniões politicas de quem quer que seja.Mas pessoas publicas tem responsabilidade sobre as opiniões emitidas. Quando Sonia Braga se aproveita dos holofotes de um festival como Cannes para mandar mensagens de golpe no pais, me parece um absoluto desserviço ao pais e a democracia. Ou o fato de viver fora do pais por décadas ou por interesses pessoais a deixaram alienada do que acontece no pais. E ai , melhor ficar quieta a emitir opiniões que colocam em cheque as instituições brasileiras.

    Responder
  4. 54 Leo 18/05/2016 0:56

    Pra mim, que fui fã da Sonia, até hoje, é decepcionante vê-la integrando uma “gang” de imbecis falando asneira e sujando mais ainda a nossa imagem lá fora. Com que autoridade esses canalhas, e nessa incluo o Chico e aquele outro barbudo com cara de sujo, falam pelos Brasileiros? Se querem defender suas tramoias na Lei Ruanet, que façam sem alarde, Graças ao criminoso pt, a fama de “paraíso da corrupção” do Brasil, já está grande por lá.

    Responder
  5. 53 Layssa 18/05/2016 0:39

    Penso que esses atores e atrizes que se aproveitam de eventos internacionais para divulgar suas posições políticas, só contribuem para queimar a imagem do Brasil como uma republiqueta das bananas, de 4° mundo. Tomara que essa Sonia” Praga” não ganhe nenhum premio.

    Responder
  6. 52 amilton 17/05/2016 22:26

    Amo Sonia Braga! A verdade que ela fez pouquíssimo trabalho por aqui, mas fez história com suas atuações. Sou seu fã!

    Responder
  7. 51 Ricardo Berçot Barroso 17/05/2016 21:27

    É apenas mais um lixo produzido com o dinheiro suado do poho brasileiro. E esses pseudos intelectuais tiveram a cara de pau de levantar faixa dizendo que houve um golpe no Brasil, pra mim não passam de incompetentes que vivem mamando nas tetas do governo, enquanto 11 milhões de brasileiros estäo desempregados.
    O Cinema Argentino com menos dinheiro da um banho nesses “cineastas” brasileiros.
    Apenas mais um lixo.

    Responder
    • Márcio 18/05/2016 10:05

      que comentário ridículo. Só com a repercussão que o filme ganhou para o Cinema nacional já valeria investir cem vezes mais nele.
      E outra.. vc sabe que a Rouanet apenas permite captar verba entre as empresas ou nem leu a Lei mesmo? pq, né..

      Responder
    • Raphael Sanches 18/05/2016 7:52

      Apenas um comentário hipócrita de um cidadão que não entende absolumente nada de Cultura, Lei Rouanet, Cinema e muito menos Política… e acredita que sustenta o Brasil inteiro com os centavos que paga de impostos…. e obviamente não tem espelhos em casa …. triste!

      Responder
    • Leopoldo Lins 17/05/2016 23:53

      Lixo são os enlatados americanos que entopem os multiplex e vc os assiste e os aplaude freneticamente como um cão vira lata que se alegra por ganhar um osso. E pelo seu perfil, vc não deve ter assistido a um filme argentino.

      Responder
  1. ver todos os comentários
 

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

* Campos obrigatórios


 

Responder comentário


* Campos obrigatórios