Publicidade

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018 Bastidores, Filmes, Notícias | 15:32

Filme sobre impeachment de Dilma, “O Processo”, é ovacionado no Festival de Berlim

Compartilhe: Twitter

Foi exibido na última quarta-feira (21) no Festival de Berlim, na Alemanha, o filme “O Processo”. O longa de  Maria Augusta Ramos, que integra a competição da Mostra Panorama, retrata o processo que culminou no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 31 de agosto de 2016. O documentário assume o ponto de vista da defesa da ex-presidente.

Foto: divulgação

Foto: divulgação

A recepção em Berlim, festival conhecido por sua forte vocação política, foi calorosa. Além dos aplausos e críticas elogiosas, a premiere internacional teve gritos de “bravo!” ecoados ao fim da sessão. O filme é uma tentativa de pensar os erros e acertos da esquerda e o conflitante jogo político no Brasil à luz da polarização emergida das urnas em 2014.

Leia também: Esquisitice de “Trama Fantasma” adorna história de amor e conflito de gêneros

Diretora dos premiados “Futuro Junho” (2015), “Seca” (2015) e “Juízo” (2013) Maria Augusta tenta compreender o momento histórico do País. Para “O Processo”, ela passou vários meses em Brasília, sua cidade natal, acompanhando cada passo do processo de impeachment, somando 450 horas de material filmado. Sem fazer entrevistas ou intervir nos acontecimentos, ela e sua equipe circularam por corredores do Congresso Nacional, filmaram coletivas de imprensa, registraram as votações na Câmara dos Deputados e no Senado e testemunharam bastidores nunca mostrados em noticiários.

A montagem do filme, onde seu ponto de vista nasce, que está sendo bastante elogiada compete a Karen Akerman. “Fico muito feliz com a seleção para o Festival de Berlim e para a Panorama, uma mostra que já exibiu grandes filmes”, observa a diretora em nota enviada à imprensa. “É um dos mais importantes festivais do mundo e que pode ajudar a aumentar a visibilidade do filme no exterior. É também uma forma de contribuir para a afirmação da cinematografia brasileira e chamar a atenção para momento atual do País”.

“O Processo” ainda não tem data de estreia no Brasil, mas espera-se que seja lançado antes das eleições em outubro.

Autor: Tags: , , ,

7 comentários | Comentar

  1. 57 Ronaldo 23/02/2018 1:48

    Exatamente no momento em que se consolidava no país uma autêntica república popular, escolheram essa senhora para ser a representante de um modelo com o qual a mesma não tem a menor familiaridade. Não entenderam que o fato de ter participado da luta armada não lhe conferia uma opção pela esquerda, pois, tal rótulo era apenas uma visão cômoda a respeito dos que se opunham ao regime em vigor e não identificação ideológica. Com sua empáfia, arrogância e pretensão conseguiu por todo o meio político contra si, restando-lhe apenas a fidelidade dos membros verdadeiros de seu partido, insuficientes para segurar a sanha de poder dos que nunca chegariam a ele pelo voto e destruiu a empatia de grande parte do eleitorado pelo partido que a elegeu, ou seja, prestou um grande serviço a direita nacional.

    Responder
  2. 56 Olindo Souza Marques Neto 22/02/2018 22:32

    Eles (partidos de direita, FIESP com o seu pato, a grande mídia, os grandes latifundiários, os grandes empresários do agronegócio, os banqueiros e os grandes empresários em geral, ou seja, o mercado financeiro em geral, as oligarquias, os mais ricos, os poderosos, representados pelos paneleiros, trajados de CBF) pegaram a coitada da Dilma “para Cristo”, atribuindo a ela tudo que existia de ruim, e tentando passar para a população que a solução de todos os problemas do Brasil seria a saída da Dilma e a aniquilação das esquerdas… Tanto é verdade que eles fizeram um grande pacto, usando pessoas influentes do Poder Judiciário, o Congresso Nacional, o Senado e a grande mídia para dar o GOLPE, começando por dificultar ao máximo a governabilidade da Dilma, através de boicotes e pautas-bombas, apostando no quanto pior melhor, já somente assim poderiam “justificar” a sua saída do poder. Tal complô contra a Dilma culminou com o impeachment, enterrando o Brasil numa crise sem precedente. Hoje, temos um presidente fraco e ilegítimo, afundado em corrupção, com diversas denúncias de corrupção e sem qualquer credibilidade lá fora, embora a grande mídia tenta esconder isso, mas sem sucesso!!!

    Responder
  3. 55 luciano 22/02/2018 18:43

    Gostei da foto da quadrilha toda reunida!Safados!!!

    Responder
  4. 54 CARLOS TENORIO DIAS DE OLIVEIRA 22/02/2018 16:49

    O filme certamente mostra toda a verdade sobre o golpe e as mentiras que estão por trás do golpe. Ou seja, mostra tudo aquilo que a imprensa não mostrou, ou distorceu, dolosamente. Ontem eu vi uma matéria em que o Brasil caiu 17 posições entre os países menos corruptos em 2017. Esta é a questão, depõem honestos, e prendem inocentes, e os ladrões estão deitando e rolando, além de usarem a imprensa para dizer que é culpa do PT.

    Responder
  5. 53 luiz 22/02/2018 16:31

    Será que os Alemães estão com a mentalidade do tempo do Hitler,

    Responder
  6. 52 Jussara Pontes da Cruz 22/02/2018 16:14

    Meu Deus do céu, será que os europeus vão ser enganados até qdo?Deviam vir pra cá

    Responder
    • anderson 22/02/2018 17:43

      vcs que tem que acordar la eles perceberam aqui os brasileiros fecharam os olhos para a verdade por motivos de raiva contra o PT e não consegue enxergar a verdade

      Responder
    • jose 22/02/2018 17:39

      Deve ser um pato manobrado pela FIEP ou uma coxinha. Não precisa ser partidário para ver que isso foi só enrolação para tomar o poder, não quero dizer que a Dilma não tenha culpa no cartório mais esses que assumiram a nação são todos mafiosos

      Responder
    • Maria Antonia 22/02/2018 17:36

      Enganados fomos nos , vc ainda não acordou . olha tudo o que o nosso presidente ilegitimo esta fazendo , isso foi tudo tramado , quem tem malas de dinheiro apreendidas , gravações com falas de suborno ,assessores presos .Mas não quero que a Dilma Volta ,por que Brasileiro tem que se danar mesmo. so da valor ao que não presta , e tudo Burro,ignorante,pal mandado,gente sem cultura nenhuma. E como o mundo e dos mais espertos .. Fica Temer …

      Responder
  7. 51 ANA LUZIA TIMO MANFIO 22/02/2018 15:49

    ESSE VOU PAGAR PRA VER! VOLTA, DILMA!

    Responder
  1. ver todos os comentários
 

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

* Campos obrigatórios


 

Responder comentário


* Campos obrigatórios